Total de visualizações de página

sábado, 9 de outubro de 2010

RECEITA: SOPA VONO INCREMENTADA

Chegou a hora de demonstrar meu incriveis dotes culinários! ahahaha...
Adoro cozinhar coizinhas estilo "express" porque não gosto de perder tempo cozinhando em dia de semana. No final de semana tudo bem, dá pra fazer algo mais incrementado, mas como trabalho o dia inteiro e quando chego ainda tenho que cuidar da turma do P e da casa, sempre opto por receitinhas vapt-vupt, porém nutritivas e sempre tentando balancear os itens da tabela nutricional que não foram adquiridos durante o dia. Como meu almoço no trabalho é sempre um m$%#@, porque não tenho opção de proteina vegetal no restaurante de lá, sempre procuro adicionar soja, ou ovo caipira e cogumelos no jantar.
Bem, aqui vai uma receita basica, facinho de sopa incrementada com soja, legumes e cogumelo (amoooo e como todos os dias! E comparado a carne bovina tem 2 vezes mais proteinas).
Vamos lá?
Sopa Vono Super Power
Anote a receita:
- Uma xícara de soja desidratada
- 1/2 pacote de miojo
- 1/2 xicara de seleta de legumes cozidos (batata, cenoura, ervilha e milho)
- 1/2 xicara de cogumelos
- 1 colher se sopa de alho, cebola e salsa desidratados (pode trocar por alho e cebola frescos sem problema)
- Azeite
- 1 pacotinho de sopa Vono sabor caldinho de cebola
- 250 ml de água
- 1 cubo de Tok tempero caseiro ou knorr de legumes

Coloque a soja para hidratar em duas xicaras de água e ponha no fogo. Antes de levantar fervura retire e escorra em uma peneira e lave em água corrente, assim retira-se o gosto forte da soja e esfria-a mais rapido. Retire o excesso de água apertando e amassando a soja entre as mãos e/ou contra a peneira.
Aqueça o azeite (suficiente para forrar o fundo da panela) e doure de leve o alho e a cebola, junte os cogumelos e frite por um minuto. Acrescente a soja e esfarele o Tok ou o Knorr. Deixe no fogo durante uns dois a tres minutos mexendo de vez em quando até a soja apurar o gosto, se preferir também pode colocar o tempero do miojo (de legumes ok? a ideia aqui é não comer carne!).
Coloque os legumes e desligue o fogo. reserve.
Em uma outra panela, cozinhe o miojo em 250ml de água, quando estiver pronto acrescente o vono e a soja temperada com os legumes e o cogumelo, desligue e voilá. Temos uma sopa deliciosa com uma otima porcentagem de proteinas, carboidratos e alimentos funcionais como a cenoura e o alho. Se quiser uma versão mais ligth pode substituir o miojo por arroz integral ou retirar esse carboidrato. Vc terá um caldinho delicioso com poucas calorias.
Ah, e como podem perceber eu não uso sal, então caso vcs queiram pode adicionar a gosto..mas eu não aconselho.... sal faz um estrago no seu organismo!! Causa retenção de liquidos e com as celulas inchadas de tanta água faz o volume de sangue dentro das arterias aumentar, aumentando assim a pressão excercida pelo coração para bombear mais depressa...causando a tal pressão alta... entendeu??
 
Bon appetit

Eu faço essa receita da soja em grande quantidade no final de semana e congelo. Quando chego em casa durante a semana uso essa base de soja como fundo para diversas receitas, dá para fazer cachorro quente, panquecas, misturar com arroz, cuscuz, crepes, tortas, sopas, rechear batatas, adicionar no molho para macarronada... enfim uma infinidade de pratos com a mesma base.
Espero que gostem.

bjbjbj

3 comentários:

Val disse...

Oi My

Cachorro quente ??? !!! Só se a salsicha for de soja , né ? hehheheh

Myla Amaral disse...

Nonono, cachorro quente com carne de soja mesmo... é que aqui na provincia cachorro quente (em portugues) é de carne moida (nesse caso de soja) e hot dog (em ingles) é com salsinha!
Vai entender,né? hauahuahuhaua

Moa disse...

ecaaaaa!!!